Publicado novo número da Praia Vermelha com artigos em temas livres e resenha

Paul Klee, Sem Título, 1914.

Neste número da Revista Praia Vermelha, trazemos nove artigos de temas diversos, compondo um volume que apresenta reflexões sobre os principais assuntos dos quais trata nosso periódico: teoria social, políticas públicas e serviço social. Os autores e autoras deste número são de formações distintas, abrangendo as áreas do serviço social, da sociologia, dos direitos humanos e da antropologia. Depois de alguns números concentrando nossa produção em dossiês temáticos, brindamos nossos leitores e leitoras com artigos da seção temas livres, baseados em pesquisas inovadoras.

Abrindo o número, temos o artigo de Hiago Trindade que nos traz uma importante contribuição acerca do conceito de “exército industrial de reserva” e sua relevância para a análise da formação da classe trabalhadora brasileira, especialmente em sua conformação contemporânea. Em seguida, temos o artigo “Serviço Social nas transformações societárias” que nos conta a história recente da formação do Serviço Social como profissão nos marcos da sociedade brasileira. Os artigos de autoria de Monica Brun Beveder e de Rafael Massuia dialogam com o pensamento de György Lukács (1885-1971), influência central nos debates do campo marxista. Neste volume, trazemos também dois artigos sobre a questão agrária no Brasil. Este tema foi contemplado em nosso último dossiê, Expressões Contemporâneas da Questão Agrária. Como não pudemos inseri-los no volume anterior, publicamos agora estas duas preciosas pesquisas de Mailiz Garibotti Lusa e de Adriane Cristina Benedetti, em co autoria com José Carlos Gomes dos Anjos. Ambos os artigos analisam a luta pela terra por novos ângulos: um pela questão étnico-racial e outro pelo lugar do serviço social no tratamento deste assunto. Para finalizar o volume, temos três artigos que atravessam a discussão sobre gênero e feminismos. O primeiro, intitulado “Feminismos e a emancipação da América Latina” reúne as principais teóricas feministas de nosso continente e revela a pujança destes feminismos para uma crítica da sociedade em que vivemos. O segundo, de autoria de Gabriela Peixinho, contempla o lugar da maternidade e do cuidado em contexto de epidemia do zika vírus no Brasil. O terceiro, fechando nosso volume, de Beatrice Limoeiro, aponta para a construção do movimento de luta pelos direitos das pessoas idosas a partir das mulheres militantes. Dois temas do cuidado e das relações de gênero e de gerações que têm impacto nas políticas públicas no Brasil.

Para finalizar, recomendamos a resenha do livro “Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX”, de Veronica Toste Daflon e Bila Sorj, publicado pela Editora Rosa dos Tempos. Um livro recém-lançado e relevante para os(as) interessados(as) nos rumos da relação entre teoria social e feminismos.

Aproveitem a leitura!

Andrea Moraes Alves
Editora-Chefe

Revista Praia Vermelha v.31 n.2 (2021):
Temas Livres

PARA ACESSAR TEXTOS E RESUMOS, VEJA ESTE SUMÁRIO NA PLATAFORMA CIENTÍFICA

Andrea Moraes Alves

TEMAS LIVRES

Elementos introdutórios para pensar sobre o Exército Industrial de Reserva no Brasil
Hiago Trindade

Serviço Social nas transformações societárias: “viradas” de uma profissão centenária
Caroline Magalhães Lima